XXXVII Congresso da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Ciências Econômica

Tema: O Ensino de Economia no Brasil diante das grandes questões contemporâneas: reflexões e um convite para a ação

Nos últimos anos, acadêmicos, associações profissionais e movimentos sociais questionam, de forma cada vez mais enfática, o ensino de Economia. Frente ao cenário das graves crises gêmeas que acometem a humanidade – ambiental, social, econômica, sanitária e política – as críticas se dirigem ao conteúdo ultrapassado e inadequado de muitos de nossos modelos teóricos, à desconexão com os problemas reais, à falta de pluralismo e mesmo ao exagero no uso do instrumental quantitativo. Em face dessas justas demandas, o que podemos fazer? Como transformar o ensino de Economia no século XXI?

Nesse momento de intensos debates envolvendo os rumos da Ciência Econômica, a ANGE, o Cofecon, o Corecon-RJ e o Corecon-SP se propõem a organizar o XXXVII Congresso da Associação Nacional de Cursos de Graduação com o tema: “O Ensino de Economia no Brasil diante das grandes questões contemporâneas: reflexões e um convite para a ação”. Com o compromisso de zelar pelo pluralismo e pela reflexão crítica alicerçada na compreensão dos processos históricos e na abertura para o diálogo com as outras Ciências, a Ange apresenta uma programação intensa de debates sobre problemas do ensino nos dias de hoje e sobre os desafios para o ensino de uma Economia transformadora.

O XXXVII Congresso da ANGE será o realizado no formato híbrido, presencialmente nas dependências do Instituto de Economia da Unicamp – Campinas – SP e virtualmente nas plataformas Zoom, Meet e com transmissão pelo YouTube.

O que é a ANGE?

A ANGE surgiu como resultado do amplo processo de debate nacional acerca da reforma do currículo de economia de 1984, aprovada pela Resolução 11/84 do então Conselho Federal de Educação. Teve sua fundação em 1985 por ocasião do primeiro Congresso Brasileiro dos Cursos de Graduação em Economia. Desde então, anualmente realiza um Congresso nacional com o objetivo de debater a formação do economista frente aos desafios da Ciência Econômica e da profissão do Economista.
Em 2007, em conjunto com o sistema Corecons/Cofecon (Conselhos Regionais e Federal de Economia), a Federação Nacional de Economistas – FENECON, a Associação Nacional de Pós-graduação em Economia – ANPEC e a Sociedade Brasileira de Economia Política – SEP, a ANGE foi protagonista nos debates e na construção das atuais Diretrizes Curriculares para os cursos de Ciências Econômicas junto ao Conselho Nacional de Educação – CNE, participando da elaboração do documento base para a regulamentação dos cursos de economia em âmbito nacional.

As atividades da ANGE são norteadas pelo compromisso de elevar a qualidade do ensino de economia em todo o país. A preocupação central da Associação com a qualidade tem como foco o ensino de Ciências Econômicas referenciado no pluralismo científico, contemplando, com rigor e consistência, o debate e a diversidade de leituras e interpretações teóricas, metodológicas e analíticas do saber econômico.

Buscando melhor desempenhar o seu papel, a ANGE incentiva a atualização de professores e profissionais de Economia, auxilia a montagem de matrizes curriculares, discute conteúdos de disciplinas, publica textos didáticos e de orientação acadêmica (Cadernos ANGE), organiza, promove e apoia Seminários e Encontros locais, estaduais, regionais e nacionais. Realiza, anualmente, um Congresso Nacional em que reúne coordenadores de cursos, professores, discentes e profissionais para o debate sobre ensino de Ciências Econômicas.

Objetivo do XXXVII Congresso da ANGE

O encontro visa possibilitar o debate amplo sobre a formação do economista, envolvendo a participação de coordenadores, docentes convidados, discentes e demais interessados, assim como realizar o aprofundamento da reflexão sobre os temas fundamentais da Economia e da realidade do capitalismo contemporâneo.

Resultados esperados

O objetivo central é contribuir com o debate sobre a Formação do Economista frente aos desafios que as grandes transformações na economia nacional e mundial impõem para nossa ciência e profissão.
Dos debates entre professores, coordenadores de cursos, alunos e profissionais, espera-se contribuir para o aperfeiçoamento dos cursos de Ciências Econômicas no Brasil no que tange à estrutura curricular e conteúdos de disciplinas para que os desafios postos hoje para nossa ciência sejam melhores enfrentados em sala de aula e fora delas.

Inscrição

Faça aqui sua inscrição para receber seu certificado de participação no evento (presencial ou remoto): https://forms.gle/GoKM2XhDpQam9Ezm6

Programação

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